domingo, 8 de novembro de 2009

Alarme falso!

Nesse sábado, por volta das 11:30 da noite, estava eu dormindo tranquilamente, quando Totonho me acorda com a pergunta: "Você está ouvindo esse barulho?" Eu ainda sonolenta respondo: "Estou ouvindo sim".
Demorou alguns segundos para a minha ficha cair e perceber que o barulho era o alarme de incêndio do prédio.
Eu e o Totonho levantamos rapidamente, vestimos a primeira roupa que vimos, pegamos os nossos passaportes e corremos para as escadas. Foi um momento estressante pois moramos no 27 andar. Eu estava assustada, com as pernas bambas e imaginando se o prédio estava realmente em chamas.
Conforme nos aproximavamos do térreo, fomos encontrando mais e mais moradores que deixavam o prédio (muitos com seus cães e gatos no colo).
Gastamos aproximadamente 3 minutos entre ouvir o alarme e sair do prédio. Quando chegamos lá embaixo, dois caminhões do corpo de bombeiro já estavam presentes.
Os bombeiros entraram no prédio (com todo o aparato necessário para conter o incêndio) e verificaram que se tratava de alarme falso.
Tivemos que esperar uns 30 minutos para poder voltar ao apartamento. E mais algum tempo na fila do elevador.

Eu só não entrei em desespero, porque aqui em Vancouver é muito comum os alarmes de incêndio dispararem. Boa parte dos nossos colegas brasileiros já passaram por situação parecida. Inclusive um amigo peruano foi fazer pipoca no microondas, exagerou no tempo, e o alarme disparou. Para a infelicidade dele, o alarme de todo o prédio foi acionado e todos tiveram que evacuar o prédio.
Quando preparamos algum alimento que produz muita fumaça (carne assada, por exempo), temos que ficar de olho - o alarme aqui do apartamento sempre dispara. E ai temos que correr para "abanar" os sensores antes que o alarme do prédio seja acionado.

(nota: quando estava terminando de escrever esse post, o alarme disparou novamente. Levantamos, nos vestimos, e o alarme parou de tocar :) - pelo menos não tivemos que enfrentar as escadas, e o frio.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário