terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trabalho voluntário

Antes de eu mudar para Vancouver já planejava procurar trabalho voluntário assim que chegasse ao Canada. Quando cheguei aqui, percebi o quão importante seria o contato com pessoas cuja língua mater fosse o inglês. Primeiro para melhorar o meu inglês, segundo para romper a barreira da minha insegurança em me comunicar em outro idioma.

Assim que iniciei minha busca por uma oportunidade, constatei que não seria uma tarefa fácil, pois em Vancouver existem muitas pessoas dispostas a trabalhar gratuitamente, e isso gera concorrência.
Descobri um site chamado "govolunteer.ca". Nesse site as instituições disponibilizam vagas de trabalho.
Existe um processo seletivo para pleitear uma vaga em trabalho voluntário. Primeiramente há uma seleção feita pela análise de currículo, depois os responsáveis pelas vagas marcam uma entrevista, e só depois eles te dizem se tenho as habilidades necessárias para ocupar a vaga ou não.
Preenchi formulários para me candidatar à diversas vagas, como por exemplo: assistente de escritório, auxiliar de jardinagem, servir café em um hospital para idosos com problemas cardíaco, auxiliar de biblioteca, etc. Enviei mais de 15 formulários para diferentes instituições. Recebi resposta de apenas uma instituição chamada Aids Vancouver. Mas eles queriam que eu me comprometesse a trabalhar por 1 ano, e tinha que ser expert em word, excel, access, power point. Tinha que ter experiência de no mínimo 1 ano como auxiliar de escritório e arquivos.

Quando eu já estava quase desistindo, uma amiga brasileira, me falou que no bazar onde ela trabalha, estava precisando de trabalhador voluntário.

Já faz quase dois meses que eu estou trabalhando no bazar chamado "Clothes and Collectibles".
Esse bazar fica no shopping Denman Place Mall, é coordenado pela The West End Seniors' Network. O dinheiro arrecadado é para cuidar de pessoas idosas.

O bazar é um lugar muito bom para trabalhar. As duas coordenadoras da loja são muito legais.
E os outros voluntários são bacanas também.

Além de eu ajudar o pessoal da loja e pessoas idosas, meu inglês tem melhorado, principalmente ouvir e entender canadenses falando rápido. E agora eu não me sinto tão insegura quando preciso conversar com pessoas em inglês. (Já estou até indo sozinha ao médico. [risos])





Entrada da loja



Fui eu quem vestiu os manequins. :-)




2 comentários:

  1. Por isso diminuiram os posts do blog neh rsrsrs

    Legal Mi, ficamos feliz por vc!!!

    Janeiro estamos esperado por vcs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Anderson,

    Obrigada pelo carinho.
    Se Deus quiser em janeiro vamos matar a saudade.

    Bjos

    ResponderExcluir